Clubes de assinatura têm boom e movimentam R$ 1 bilhão no Brasil
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O isolamento social e o consumo online contribuíram para o crescimento do mercado[/caption]Até 2015 existiam cerca de 300 clubes de assinatura no país e hoje o número estimado é de 4 mil clubes, um mercado que movimentou cerca de R$ 1 bilhão no Brasil somente no último ano. O isolamento social imposto pela pandemia foi um dos fatores que contribuíram para o crescimento, além da diversificação dos produtos ofertados.O clube de vantagens Use Mais é uma das empresas que está ampliando as operações e já contabiliza 500 mil usuários e 800 marcas em seu portfólio. O crescimento impacta também jovens empreendedores, como o empresário Leonardo Reis, que lançou durante a pandemia o Car Club, serviço de assinatura para fãs de automóveis, e em 10 meses conquistou mais de 4 mil assinaturas e um faturamento de R$ 250 mil mensais.A ampliação do leque de produtos também contribuiu para a reformulação do modelo de negócio, a grande maioria não exige mais a fidelidade e, muitas vezes, nem a mensalidade. “Até o momento, mais de 500 mil usuários têm acesso a vantagens especiais do clube, sem nenhum custo adicional”, diz Mariane Weigert, head de Produto e Marketing da Use Mais Multiserviços.O Car Club, por exemplo, permite que o interessado faça apenas uma compra, o que contribui inclusive para a fidelização. “Algumas pessoas gostam do serviço e optam por dar como um presente, e esta possibilidade está disponível sem nenhum custo a mais. Desta forma, agradamos o cliente e criamos um laço de confiança, as pessoas tendem a voltar e consumir mais”, conta Leonardo Reis.De acordo com a executiva da Use Mais Multiserviços, as plataformas que oferecem vantagens são uma tendência, especialmente em tempos de crises. "Os consumidores estão procurando preços mais acessíveis, mas sem perda de qualidade. Boas ofertas, bons retornos, atendimento rápido e todo suporte no processo são diferenciais na hora do cliente consumir algo, e esse é o nosso foco: oferecer facilidade, qualidade, preço baixo e oportunidade para que todos possam usufruir de vantagens", avalia.Outro ponto para o crescimento do mercado são os nichos de consumidores. “No Car Club nos conectamos com vários amantes do automobilismo. Desde aquele que passa o sábado embelezando o carro e gosta de personalizar o veículo, como os fãs bem tradicionais, que participam das exposições de bairro e são loucos por carros antigos. Há um leque muito amplo de consumidores", detalha.Para 2022, a expectativa é manter o crescimento e aproveitar a tão esperada retomada da economia. “O segmento está ansioso pelas possibilidades do novo ano e existe uma confiança na retomada do consumo com o fim da pandemia”, finaliza Leonardo.