Crianças ao ar livre: escola curitibana diminui contágio de viroses tirando as crianças de sala
Com a chegada do inverno e o aumento dos casos de viroses, a escola Interpares de Curitiba (PR) ressalta a importância do conceito "Vitamina S", que se refere aos benefícios de permitir que as crianças explorem e se sujem ao ar livre para fortalecer o sistema imunológico e proteger contra doenças virais comuns na estação.
Dayse Campos, diretora e pedagoga da escola explica que o contato com a natureza e a exposição a uma variedade de microrganismos benignos são fundamentais para o desenvolvimento de um sistema imunológico robusto.
“Estudos têm mostrado que essa exposição precoce pode reduzir a incidência de alergias e outras doenças autoimunes, além de contribuir para um desenvolvimento mais saudável e equilibrado”, afirma ela.
Além dos benefícios imunológicos, as atividades físicas ao ar livre também melhoram a saúde cardiovascular e a capacidade pulmonar, tornando o sistema respiratório das crianças mais forte e eficiente.
“A Interpares implementou aulas e atividades ao ar livre, abrangendo desde disciplinas tradicionais até recreação e refeições”, conta a diretora. A escola também ressalta a importância de monitorar qualquer sintoma de resfriado e procurar orientação médica quando necessário.