Escola de Curitiba transforma "detox de telas" em experiência lúdica com gincana

Inércia, apatia, preguiça, confusão e falta de energia, de motivação e de clareza mental. Essas são algumas características comportamentais das crianças que se intensificam nas segundas-feiras, de acordo com a observação da escola curitibana Interpares.

“Esse é um estado que chamamos de tamásico e está associado, na maioria das vezes, ao excesso de telas durante o final de semana, quando esse recurso fica mais acessível aos alunos. É uma espécie de ‘ressaca do fim de semana’, que traz desafios para início das atividades pedagógicas na segunda-feira”, explica Caroline Brand, coordenadora da Interpares.

Reconhecendo esses desafios, a Interpares desenvolveu uma abordagem inovadora para reconectar e motivar os estudantes por meio de gincanas semanais, sempre às segundas.

"Após os fins de semana, os alunos retornam com uma desconexão das rotinas estruturadas na escola. Muitos tendem a adotar uma postura mais passiva, engajando-se menos em atividades e resistindo a movimentos e mudanças", acrescenta a diretora da escola, Dayse Campos.

Segundo ela, nesse dia é mais comum as crianças demonstrarem irritação, relutância e até mesmo ansiedade quando solicitados a retomar as atividades da rotina escolar.

A transição de uma rotina escolar estruturada para um final de semana mais descontraído e com acesso a telas pode causar impactos significativos no comportamento e na disposição dos alunos. “Esta desconexão das rotinas estabelecidas se reflete em atitudes mais desafiadoras ao retornar ao ambiente escolar”, explica Campos.

A diretora explica que a escola percebeu esse fenômeno há algum tempo, então, decidiu realizar as gincanas, envolvendo uma série de atividades em grupo, com movimentos físicos e cognitivos bastante divertidos.

“Assim, eles extravasam a energia, engajam coletivamente e assimilam conhecimento de maneira mais leve e orgânica enquanto se desconectam da necessidade da tela", destaca.

Ao se unirem em atividades físicas, jogos e desafios cooperativos, os alunos encontram motivação para superar a desconexão do fim de semana e se reconectam com as rotinas escolares de forma mais positiva e energizada.

“As gincanas das segundas-feiras se tornaram uma parte essencial do compromisso da escola em fornecer educação equilibrada, que valoriza a infância, o autoconhecimento e a interação social. E os resultados são notórios, com alunos mais felizes, sociáveis, com grande capacidade de concentração e cheios de conhecimento de valor”, conclui a diretora.