Especialista alerta sobre cuidados no marketing de emagrecimento

A crescente preocupação da população com saúde e alimentação faz o mercado de nutrição se expandir diariamente no mundo digital. O aumento da procura por soluções - principalmente para perda de peso - torna o nicho de emagrecimento um terreno fértil para empresas, profissionais da saúde e criadores de conteúdo promoverem produtos e serviços digitais.

"Porém, como tudo na vida, com grandes oportunidades vêm grandes responsabilidades", alerta Caio Sidorovich, CEO do Centro de Estratégia. "No caso do marketing da área da saúde, as responsabilidades são enormes e vão muito além da postura ética e responsável. É preciso estar atento às normas e regulamentos de cada área profissional, para não sofrer punições tanto por parte dos órgãos de classe - que fiscalizam de perto todas as ações promocionais - quanto por parte das próprias plataformas, que podem suspender ou mesmo banir quem fere diretrizes de responsabilidade social", detalha ele.  

O especialista elenca quatro importantes dicas para que profissionais dessa área atuem na internet com responsabilidade e segurança:

Não fazer divulgações sensacionalistas: o profissional deve agir com responsabilidade e ética para garantir a saúde e segurança de seus seguidores, além da integridade do seu mercado. Assustar, exagerar, confundir ou fazer promessas milagrosas são péssimas escolhas. É importante evitar abordagens que classifiquem métodos como “o melhor”, “o mais eficiente” ou “com resultado garantido”.

Fugir do antes e depois: segundo o entendimento do Conselho Federal de Nutrição, os tratamentos não apresentam o mesmo resultado para todos os pacientes. Dessa forma, anúncios com conteúdo de antes e depois podem oferecer risco aos seguidores, pois causam expectativas irreais. As plataformas, em geral, não autorizam impulsionamentos dessa natureza.

Nada de cupons de desconto e promoções financeiras: um dos erros mais comuns na captação de leads na área de nutrição é a divulgação de preços de procedimentos, descontos, cupons e promoções. O Código de Ética e Conduta dos Nutricionistas entende que fazer promoções é uma forma de concorrência desleal com os colegas e, portanto, também adverte os profissionais que apostam nessa estratégia.

Cuidado com as hashtags: poucos profissionais sabem, mas existe uma lista de hashtags banidas pelo Instagram, por terem sido excessivamente utilizadas em estratégias desaprovadas pela plataforma. A empresa atualiza constantemente essa lista, que deve ser consultada sempre. Utilizar uma hashtag banida faz com que o Instagram não favoreça a distribuição daquele conteúdo. "Atraente" é um exemplo de palavra que aparece na lista e, se transformada em hashtag, vai atrapalhar a divulgação.

Sidorovich explica que o marketing na área da saúde e nutrição é eficaz quando realizado de forma responsável. Ele elenca algumas práticas permitidas e estratégicas, como a divulgação de informações nutricionais precisas e comprovadas cientificamente e o esclarecimento sobre temas de interesse geral.