Ex-agente de saúde segue ajudando famílias em situação de risco mesmo após se aposentar

Moradora do Jardim Tropical, em Campo Largo, Rozeli Fernanda dos Anjos, mais conhecida como Dona Fernanda ou Tia Fer, caminha diariamente por 25 minutos até o bairro Francisco Gorski para dar seguimento a um trabalho iniciado décadas atrás.

Dona Fernanda atende pessoalmente cerca de 80 famílias por mês, com fornecimento de alimentos e itens de saúde, em especial leite e fralda para as crianças, além dos cuidados com os acamados, que ela mesmo realiza. “Dou banho, cuido dos curativos e troco as roupas de cama”, relata.

“Essa comunidade morou próxima da minha casa por mais de 20 anos. Na época, eu era agente de saúde da prefeitura e participava dos mutirões de limpeza, assistência à saúde da família, cuidados com a vacinação das crianças e também com idosos, hipertensos, diabéticos, tudo isso”, conta ela.

Com o passar do tempo, a comunidade foi realocada no bairro Francisco Gorski e Dona Fernanda se aposentou. Mas, como voluntária, seguiu o trabalho diário de assistência, cuidados e arrecadação. “No começo eram 59 famílias, hoje é um bairro enorme precisando de muita coisa. Vou todo dia até lá ajudar”.

Segundo Dona Fernanda, a comunidade do Gorski enfrenta diversas dificuldades. “Algumas famílias mal conseguem comer. Passam fome de arroz e feijão, não é de macarrão, de uma carninha. É fome mesmo”, lamenta ela.

Para viabilizar o voluntariado, Dona Fernanda realiza pequenos bazares em casa, usando peças que recebe como doação. “Na maioria das vezes, o que arrecado no bazar é revertido em fraldas e curativos. Mas nem sempre”. Ela conta que no início do mês encontrou uma família, recém-chegada na região, para tratamento médico, e que estava sem gás e comida.

“O pai e a mãe dessa família são doentes. Ela tem leucemia e ele diabetes. Quando passei estavam fazendo um fogo fora de casa e oferecendo água com açúcar às crianças. Nesse dia usei parte da arrecadação do bazar, que tinha dado R$ 280 no total, para comprar gás e alimentos. Até caixão às vezes ajudo a conseguir”.  

Como ajudar

Além de pequenas doações, Dona Fernanda conta com o apoio do Ride for Kids, evento de arrecadação que há mais de dois anos colabora com a comunidade. “Ano passado o projeto arrecadou alimentos para montarmos 129 cestas básicas completas, com tudo que uma família precisa. E socorrem sempre que algo urgente falta. São verdadeiros anjos”, diz Dona Fernanda.

A terceira edição da campanha Ride for Kids está em andamento desde o início de outubro e este ano a meta é angariar 20 toneladas de alimentos até o próximo dia 21. “Esses alimentos devem beneficiar não apenas a comunidade do Gorski como outras em situação parecida”, conta Daya Chalegre, empresária e idealizadora do projeto.

Os interessados em participar da ação social devem se inscrever pelo site https://rideforkids.com.br, preencher o cadastro e entregar os alimentos na loja 1903 Motorcycles (BR 277, número 3.850).

No dia seguinte ao encerramento da campanha, em 22 de outubro, a Ride for Kids realiza um passeio motociclístico solidário, com 40 km de extensão, saindo da Academia da Polícia Militar do Guatupê, em Pinhais, passando por diversos pontos turísticos e finalizando no Hard Rock Cafe Curitiba, no Batel.

O evento conta com o apoio da Polícia Militar do Paraná, que além de acompanhar o passeio motociclístico, também auxilia no armazenamento e distribuição dos alimentos. Para mais informações, acesse https://rideforkids.com.br/).