Maior startup de confeitaria do país revoluciona o mercado de doces e formas
[caption id="attachment_1601" align="aligncenter" width="300"]
Com apenas seis anos de fundação a Sulformas tornou-se o maior player do segmento nacional[/caption]
A maior startup de confeitaria do Brasil fica na região metropolitana de Curitiba, em São José dos Pinhais, e está revolucionando o mercado de doces com uma série de produtos que saem de uma gigantesca estrutura com mais de 3.300 metros quadrados. A Sulformas tornou-se em menos de seis anos o principal player do mercado de formas e embalagens do país como distribuidora oficial da Ecopack, multinacional líder mundial no segmento, onde assumiu as áreas de logística, comercial e marketing para o setor de varejo.Hoje, a Sulformas investe na capacitação de micro e pequenos empresários, faturou mais de 13 milhões de reais no último ano com mais de 32,5 milhões de unidades de produtos comercializados, capilaridade em todas as regiões do país em 2.000 pontos de venda e com 40 representantes. Além da venda para micro e pequenos empresários, a Sulformas também é fornecedora para gigantes como Carrefour, Muffato, Grupo Pão de Açúcar, Bauducco, entre outros.O segredo do sucesso está nas mãos dos sócios Anderson Oliveira e Charles Erthal, que enxergaram nas boleiras um nicho promissor de mercado. Mais que um produto de alta qualidade, já que as formas são sustentáveis, a Sulformas vende capacitação e propósito. As formas são sustentáveis de verdade, ou seja, não precisam ser lavadas e economizam outros materiais, como desmoldante. O produto vai ao forno e serve como embalagem final e, após o uso, se decompõe em 180 dias. Ou seja, promove uma economia do início ao fim do processo produtivo, que impacta no valor do que é comercializado - e que pode ser convertido em uma venda com maior margem de lucro para a confeiteira e ainda com propósito para o consumidor final.“Nossa proposta inicial era trazer valor a este nicho de mercado e conseguimos. Atualmente quem trabalha com confeitaria tem produtos altamente tecnológicos à disposição e isto é fruto do que a Sulformas trouxe de inovação”, conta Anderson. E o negócio cresceu rápido e de forma sólida, em menos de um ano da fundação da Sulformas a empresa bateu a marca de 620 mil formas de panetones e hoje ultrapassa 14 milhões de unidades. “A capacitação cresceu no mesmo ritmo e atualmente nossos conteúdos e cursos impactam mais de 10 mil pessoas por mês”, enfatizam os sócios.O portfólio de produtos cresceu muito também, passando de 13 para 27 itens diferentes e para todo perfil de público. "Triplicamos também nosso quadro de funcionários e de representantes e a expectativa é aumentar ainda mais estes números nos próximos dois anos”, destaca Charles.Sustentabilidade como o segredo do sucessoDe acordo com pesquisas internas da Sulformas, um dos principais desafios da indústria de embalagem é diminuir o impacto ambiental da produção de plástico e alumínio, produtos que podem levar mais de 400 para se decompor. Para as boleiras, principal público consumidor da marca e responsável por 33% dos MEIs criados no país em 2018, as formas também proporcionam a redução de até 10% no tempo de forno, trazendo mais economia de gás e luz, não precisam ser untadas, têm tratamento antiaderente e a produção na fábrica também é com o menor impacto possível ao meio ambiente.“Nosso storytelling conversa com a realidade, é a história de milhões de brasileiros que precisam se reinventar, ganhar dinheiro com as próprias mãos e que enfrentam uma série de dificuldades, como ter que economizar água e luz. Nosso produto vai de encontro ao que eles precisam”, finaliza Anderson.