"Só é possível pensar nos próximos anos da comunicação olhando para o passado", afirma Riadis Dornelles

Na última sexta-feira (23), o COO da Premium Ads, Riadis Dornelles, palestrou durante o evento Viasoft Connect sobre “Os próximos dez anos da comunicação, imprensa e novas mídias”.

A reunião de grandes nomes contou também com a participação do CEO da Tailor Media, Leonardo Lazzarotto, e o CEO da Planeta Brasil Sustentável, Aurélio Munhoz, que falaram sobre novas tendências e compartilharam com o público suas perspectivas de desafios para o setor.

O evento, realizado na Plenária Itupava, dentro da Viasoft Connect, contou com uma plateia entusiasmada de profissionais, estudantes e interessados na área. Foram abordados uma variedade de tópicos provocativos, os palestrantes compartilharam suas percepções e visões sobre o futuro da comunicação e os seguintes pontos ganharam destaque:

Transformação digital

“Só é possível pensar nos próximos dez anos da comunicação olhando para o passado. Não é possível olhar e reconhecer o futuro sem entender a trajetória que a comunicação teve durante o passar do tempo”, enfatizou Riadis, da Premium Ads.

Ele destacou que a imprensa, hoje, não é formada apenas por grandes grupos de comunicação, mas por um mix complexo de CNPJs e CPFs, incluindo os produtores de conteúdo autônomos. “Essa trajetória do mercado reúne uma série de indicativos sobre os caminhos que ainda vamos trilhar”.

A comunicação, segundo Riadis, é formada por ferramentas que se tornam cada vez mais extensões do corpo humano. “O rádio se torna ouvidos, o jornal impresso é as memórias e a TV são os olhos. O futuro pode vir a mudar essas ferramentas que utilizamos, mas o cerne principal continuará sendo o elemento humano”.

Durante a conversa foi abordado também a função das mídias sociais. A discussão girou em torno do papel central das mídias sociais na comunicação moderna. Os palestrantes analisaram o poder dos influenciadores digitais e como as marcas e organizações utilizam essa forma de influência para alcançar públicos específicos, tendo como grande desafio também a ética e a autenticidade.

A palestra explorou, ainda, as implicações do jornalismo como frente de denúncias e o surgimento das fake news. Os participantes debateram sobre a responsabilidade dos veículos de comunicação na verificação de informações, bem como a necessidade de educar o público sobre a importância de fontes confiáveis e práticas de checagem de fatos.

Hoje, segundo pesquisas, existem mais 156 milhões de internautas no Brasil. Desses, 49% estão no interior do país e 51% nas capitais. Segundo Riadis, ano passado a comunicação movimentou mais de R$ 36,9 bi, sendo 89% desse valor direcionado para distribuidores como o Facebook e a Meta. Ou seja, “os grandes investimentos estão em um lado da cadeia e este lado precisa estar comprometido com a verdade”.

Nos próximos dez anos, a preocupação deve ser fiscalizar, noticiar e, acima de tudo, garantir o compromisso com a verdade. Os palestrantes trouxeram insights inspiradores e provocaram discussões enriquecedoras sobre os desafios e oportunidades que estão por vir. Segundo Leonardo Lazzarotto, CEO da Tailor Media, a criatividade e a sensibilidade humana são únicos e não serão substituídos.

O CEO Aurélio Munhoz, da Planeta Brasil Sustentável, reforçou que a ética é o grande desafio nesse complexo cenário de mudanças e players, tanto hoje quanto no futuro. “Os verdadeiros comunicadores são e serão aqueles que reforçam e demonstram seu compromisso com a humanidade, com a verdade e com o meio ambiente”, disse.

Sobre a Premium Ads

A Premium Ads, uma das mais importantes adtechs do mercado programático latino-americano. Conta com uma rede de mais de 250 publishers, entre anunciantes regionais e nacionais.

Para o coordenador de Marketing e Comercial da Premium Ads, Jhonas Campos, o Viasoft Connect 2023 foi uma experiência de patrocínio e apoio incrível. “Nosso espaço de coworking foi um sucesso. A ideia era justamente oferecer um ambiente diferenciado para que os visitantes, palestrantes e convidados pudessem ter um espaço mais calmo para trabalhar, ter um ponto de encontros ou fazer reuniões”, disse ele.