JCI Brasil e Be8 transformam jovens em líderes por meio da oratória e da sustentabilidade

A comunicação é uma das ferramentas mais poderosas para gerar impacto e transformação. No mundo atual, saber se expressar com clareza e confiança não é apenas um diferencial, mas uma necessidade. Pensando nisso, a JCI Brasil realiza, desde 2005, o concurso Oratória nas Escolas, um programa nacional que desenvolve a habilidade de falar em público em estudantes do ensino fundamental e médio. Em 2025, com o patrocínio da Be8, a iniciativa ganha ainda mais relevância ao unir educação, liderança e sustentabilidade.

O tema deste ano, “Do Descarte à Transformação: O Óleo de Cozinha Como Agente de Mudança Ambiental, Social e Econômica”, desafia os participantes a refletirem sobre um dos grandes problemas ambientais urbanos: o descarte inadequado do óleo de cozinha. Um único litro de óleo descartado incorretamente pode contaminar até 25 mil litros de água, afetando ecossistemas e contribuindo para o entupimento de redes de esgoto.

“Para nós é muito importante estar em ações de educação que preparam os jovens que vão conduzir o futuro deste planeta. O tema da sustentabilidade está no DNA da nossa empresa e liderar a renovação energética para criar um futuro sustentável é nosso propósito”, disse Erasmo Carlos Battistella, Presidente da Be8,

Oratória como ferramenta de mudança

Muito além da competição, o Oratória nas Escolas tem como principal missão capacitar jovens a expressarem suas ideias com clareza, segurança e impacto. Desenvolver essa habilidade não apenas aumenta a autoconfiança dos estudantes, mas também os prepara para o mercado de trabalho, onde a comunicação eficaz é um dos pilares do sucesso profissional.

O programa também gera impacto para os próprios membros da JCI, que atuam como mentores e organizadores. Durante as diferentes etapas do concurso, os membros exercitam liderança, gestão de tempo, inovação e trabalho em equipe, qualificações essenciais para qualquer profissional.

“Ao capacitar os estudantes, os juniores também crescem, tornando-se agentes ainda mais preparados para promover mudanças em suas comunidades”, comenta Andreia Conte, presidente da JCI Brasil em 2025.

O impacto coletivo da parceria com a Be8

A parceria com a Be8 eleva o alcance do programa e promove exemplos de ações práticas alinhadas aos princípios ESG (Environmental, Social and Governance). O termo refere-se a um conjunto de práticas com impactos positivos no meio ambiente, na sociedade e na transparência da gestão (Governance).

No caso da parceria entre a JCI Brasil e a Be8, essas diretrizes se refletem na promoção da educação ambiental, no engajamento comunitário e no compromisso com práticas sustentáveis. Além de promover a conscientização sobre o descarte correto do óleo de cozinha, a iniciativa fortalece a economia circular e a educação ambiental dentro das escolas.

Para a JCI Brasil, essa união reforça o poder da colaboração entre empresas e organizações sociais. “Quando capacitamos jovens a usar sua voz para gerar impacto positivo, estamos investindo no futuro da sociedade. Com a Be8 ao nosso lado, conseguimos ampliar essa transformação e fazer com que a educação e a sustentabilidade caminhem juntas”, destaca a presidente.

Etapas e participação

O concurso acontece em quatro fases – escolar, municipal, regional e nacional – garantindo que estudantes de diversas localidades tenham a oportunidade de participar. O grande vencedor será conhecido na Convenção Nacional da JCI Brasil, que acontecerá em outubro de 2025, em Chapecó (SC). O programa é aberto a alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental e dos três anos do ensino médio, tanto de escolas públicas quanto privadas.

A edição de 2025 do Oratória nas Escolas reforça que a comunicação bem desenvolvida pode transformar não apenas trajetórias individuais, mas também comunidades inteiras. E quando essa força se une a um propósito sustentável, o impacto se multiplica. Afinal, cada voz conta – e cada ação também.