4 curitibanas que brilham em seus nichos de atuação
No dia 8 de março, o mundo celebra o Dia Internacional da Mulher, uma data dedicada a reconhecer as conquistas sociais, políticas, econômicas e culturais das mulheres.
Esta data, que remonta ao início do século XX, tem suas raízes na luta das mulheres por direitos trabalhistas e igualdade de condições. Desde então, o Dia Internacional da Mulher evoluiu para uma celebração global, marcada por eventos, manifestações, homenagens e debates.
Este ano, celebramos as conquistas alcançadas e os talentos das mulheres em todo o mundo, listando quatro curitibanas que se destacam em seus respectivos nichos de atuação.
Cigar Sommèliere
Carolina Macedo, especialista em charutos e tabaco, quebrou barreiras como mulher em um campo predominantemente masculino. Sua expertise como cigar sommèliere e sua dedicação como sócia da Bulldog Tabacaria, na capital paranaense, elevaram a cultura do charuto na região, demonstrando que habilidade e conhecimento não têm gênero.
Carolina se tornou Cigar Sommèlier, após passar por uma formação rigorosa em São Paulo, onde foi colega de turma de 10 homens e acabou aprovada como melhor aluna do grupo.
Hoje, ela passa todo esse conhecimento em seus atendimentos e master classes na Bulldog.
Inovação na Educação
As irmãs gêmeas Dayse e Deyse Campos são educadoras visionárias e inspiradoras. Deyse é psicopedagoga e psicóloga, com mais de 30 anos de atuação no desenvolvimento infantil. Ela é fundadora da Interpares, uma das escolas mais inovadoras do Brasil, onde as crianças aprendem brincando, sem serem separadas por idade ou por turma.
Esse projeto audacioso e inédito em Curitiba é liderado por Dayse, que está à frente da direção da escola, onde cada movimento é parte de uma abordagem extremamente inovadora, que há 25 anos transforma esse nicho, mostrando que a paixão pela aprendizagem com significado pode mudar o mundo.
De confeiteira à empreendedora de sucesso
Alyne Mundt já foi uma confeiteira talentosa, que transformou sua paixão por doces e lembrancinhas em um negócio próspero, que atende o Brasil inteiro, inspirando outros profissionais a seguirem seus sonhos.
Quando era confeiteira, Alyne tinha dificuldade de encontrar chocolates profissionais de alto padrão nas lojas de Curitiba. Diante disso, fez contato com as grandes de chocolate do mundo e se tornou ela mesma representante na cidade.
Em fevereiro, a empresário inaugurou sua nova loja na capital paranaense, com 600 metros quadrados de estoque e atendimento. Além da nova loja, Alyne lidera uma operação que conta com uma loja em Londrina e um centro de distribuição que entrega em todo o Brasil.
Da TI à Literatura
Enoizi Soviersovski desafiou as convenções ao abandonar uma carreira em TI para seguir uma nova paixão: a escrita. Após 29 anos como analista e gerente de TI, cuidando de sistemas bancários, ela passou a relaxar a mente por meio da literatura.
Depois de “devorar” diversos livros de ficção científica e romance, aos 50 anos, Enoizi decidiu se tornar ela mesma uma escritora, unindo esses dois gêneros literários na série Drah Senóriah, que já tem dois volumes publicados e um terceiro em produção.
Seus livros transportam os leitores para mundos imaginários, provando que nunca é tarde demais para perseguir seus sonhos.
“À medida que celebramos este dia importante, reafirmamos nosso compromisso coletivo com a promoção da igualdade de gênero e a criação de um mundo onde todas as mulheres e meninas possam alcançar seu pleno potencial, sem discriminação ou limitações”, afirma ela.