Aprendizado extramuros: a importância de sair da escola com os alunos
O método de ensino que envolve levar os alunos para fora das quatro paredes da sala de aula - e até dos muros da escola - para explorar o mundo real está ganhando destaque como uma abordagem inovadora para a formação dos estudantes.
Enquanto a educação tradicional tem seu valor teórico, o aprendizado extramuros oferece uma perspectiva complementar que é prática e permite que os alunos experimentem o conhecimento em contextos cotidianos.
Segundo a diretora da escola Interpares de Curitiba (PR), Dayse Campos, sair da escola com os alunos de forma rotineira é uma abordagem que desafia os limites da educação convencional. “Os benefícios do aprendizado extramuros são muitos. Conseguimos conectar conceitos teóricos ao mundo prático, ajudando os alunos a enxergarem a relevância do que estão aprendendo na escola”.
Só em 2023, a escola Interpares promoveu cerca de 70 aulas de campo, que vão desde visitas a museus e institutos de pesquisa até passeios pelos espaços democráticos da cidade, incluindo a utilização de transporte público e atividades de voluntariado.
“As visitas a diferentes lugares e comunidades expõem os alunos a diversas culturas, promovendo a compreensão e o respeito pelas diferenças, além de desenvolver habilidades sociais e práticas do dia a dia”, comenta Dayse.
Segundo ela, ao lidar com situações do mundo real, os alunos aprendem a tomar decisões com mais autonomia e a assumir responsabilidades no autocuidado e no cuidado com os demais.
O aprendizado fora da escola também promove habilidades de trabalho em equipe, comunicação e resolução de conflitos. “As experiências estimulam a curiosidade natural das crianças, incentivando perguntas e investigações que nem mesmo a escola prevê”, explica a diretora.