Até quando a família é a companhia favorita de um adolescente?

Em algum momento, a maioria dos pais e mães se perguntam: "até quando serei a pessoa favorita dos meus filhos?" Esta questão e muitas outras serão abordadas no próximo dia 23 de junho, às 18h, no Teatro Positivo, em Curitiba (PR), durante a palestra "Nossos Filhos e o Mundo", primeiro evento da série “MaeCast Talk”.

Entre os palestrantes confirmados está Marcos Piangers, autor do best-seller "O Papai é Pop", que explica “nos primeiros anos de vida, os pais (ou cuidadores principais) são, sem dúvida, as figuras centrais na vida das crianças. Este período, que inclui a primeira infância, é marcado por uma dependência intensa e um apego emocional profundo”.

Bebês e crianças pequenas veem seus pais como fontes de segurança, conforto e amor incondicional. Esse vínculo é fundamental para o desenvolvimento saudável, fornecendo a base para a confiança e a exploração do mundo ao seu redor.

À medida que as crianças crescem e entram na idade escolar, começam a expandir seus horizontes sociais. Professores, colegas de classe e outras figuras adultas começam a desempenhar papéis significativos em suas vidas.

Durante esta fase, embora os pais ainda sejam extremamente importantes, as crianças começam a buscar aprovação e amizade fora do núcleo familiar. Eles se tornam mais independentes e começam a formar suas próprias identidades. No entanto, a segurança emocional e o apoio dos pais continuam sendo fundamentais.

A pedagoga e educadora parental Maya Eigenmann, também autora de best-seller, o "A raiva não educa. A calma educa", também palestrará durante o evento. Segundo ela, a adolescência é um período de grandes mudanças e desafios.

“A adolescência é uma fase na qual buscamos novas relações com pessoas da mesma faixa etária. Por causa das mudanças no cérebro, com um aumento dos receptores de dopamina, os adolescente buscam experiências mais prazerosas e empolgantes. Ainda assim, os pais continuam sendo figuras de muito suporte para seus filhos adolescentes, e quanto mais respeitosa tiver sido a relação dos pais com esse adolescente em sua infância, menos o adolescente sentirá a necessidade de se opor aos pais. Nesse novo momento, os pais precisam continuar sendo porto seguro para esse jovem, levando em consideração que o cérebro só completo sua maturação após os 25 anos de idade”, comenta Maya, que é reconhecida como uma das principais referências em educação positiva no Brasil.

É importante lembrar que os adolescentes ainda precisam de orientação, apoio e amor incondicional.

Quando os filhos chegam à vida adulta, a relação com os pais continua a evoluir. Adultos jovens muitas vezes retornam à apreciação e ao reconhecimento da importância dos pais em suas vidas.

A dinâmica pode se tornar mais equilibrada e baseada em respeito mútuo e amizade. Os pais podem novamente se tornar figuras de referência e confiança, especialmente em momentos de transição significativa, como começar uma carreira, casar-se ou ter filhos próprios.

“A questão de "até quando você será a pessoa favorita dos seus filhos" não tem uma resposta definitiva, pois a natureza dessa relação muda e se adapta com o tempo”, explica Marcos Piangers.

Organizado pela MaeCast em parceria com a Agência Action, o evento contará, ainda, com as convidadas especiais Leandre Dal Ponte, Nicole Amorim, Manoela Kohl e Nanda Leite.

Os ingressos já estão disponíveis a partir de R$ 75 e podem ser adquiridos pela plataforma Disk Ingressos. Além da programação, a organização do evento anunciou que 10% do valor arrecadado com os ingressos será destinado a vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

Serviço:
Palestra "Nossos Filhos e o Mundo"
Data: 23 de junho de 2024
Horário: 18h
Local: Teatro Positivo, Curitiba-PR
Ingressos: https://www.diskingressos.com.br/evento/7050/23-06-2024/pr/curitiba/nossos-filhos-e-o-mundo-com-marcos-piangers-e-maya-eigenmann