Chef explica porque os italianos não dividem a pizza

Enquanto em muitas culturas ao redor do mundo a pizza é frequentemente compartilhada entre amigos e familiares, os italianos têm uma abordagem enraizada para saborear sua amada iguaria.

Em vez de cortar em oito fatias generosas, as pizzas italianas são projetadas para serem desfrutadas por apenas uma pessoa.

“Essa prática reflete não apenas a preferência gastronômica, mas também os valores culturais italianos, onde a comida é considerada uma expressão de identidade e prazer individual”, detalha o chef Henrique Campos, do Figurate Italian Food, de Curitiba (PR).

Embora possa parecer estranho, a pizza individual é uma tradição, a preparação da pizza é considerada uma forma de arte, e os pizzaiolos são verdadeiros mestres em seu ofício.

Henrique explica que a pizza italiana não é tão grande quanto a nossa, mas é do tamanho de um prato raso. “Ela é geralmente mais fina e crocante, a cobertura pode variar, mas os ingredientes sempre são escolhidos a dedo, não há a variedade de sabores nem a quantidade de recheio existentes no Brasil, por exemplo”.

Hoje o Figurate Italian Food tem 12 opções de pizzas no cardápio e todas são individuais, que vão desde a clássica marguerita ao sabor autoral criado pelo chef, sopressa affumicata. O restaurante fica localizado à R. Dep. Carneiro de Campos, 159 - Hugo Lange. Mais informações estão disponíveis em www.figurate.com.br.

“Aqui a gente corta a pizza em 6 fatias, e sempre sabor único, mas apesar da tradição, não nos importamos se alguém quiser dividir a pizza”, finaliza ele.