"Qualificação da audiência é a principal estratégia para ampliar o ROI", afirma COO da PremiumAds
À medida que as estratégias de publicidade online se tornam cada vez mais sofisticadas, as marcas e anunciantes estão percebendo a importância de direcionar suas mensagens para o público certo no momento certo. Nesse contexto, o posicionamento estratégico dos anúncios desempenha um papel fundamental na maximização do impacto e do retorno sobre o investimento (ROI).
Empresas de todos os setores reconhecem a necessidade de se adaptarem à evolução do ambiente digital, com estratégias cada vez mais profissionais, arrojadas e bem executadas. “Esse movimento gera uma consequentemente especialização do nosso trabalho, que se torna cada vez mais cirúrgico e inteligente no mapeamento e impacto do público em cada ação proposta”, explica Riadis Dornelles, COO da PremiumAds, empresa focada em análise e gestão de publicidade no universo digital.
“Ao utilizar tecnologia programática, possibilitamos uma seleção mais precisa de espaços midiáticos qualificados para a exibição de anúncios, em parceria com publishers de alta confiabilidade e credibilidade, o que melhora significativamente o ROI das campanhas executadas pelos nossos clientes”, detalha Dornelles.
Ele explica que a otimização de mecanismos de busca (SEO), a criação de conteúdo de alta qualidade e a participação ativa nas redes sociais são fatores que também impulsionam o reconhecimento da marca e o envolvimento do cliente.
“O trabalho de publicidade digital está inserido em estratégias de marketing 360º, por isso estamos sempre muito próximos dos departamentos de marketing e das agências responsáveis pelas campanhas, atuando como um elo seguro na relação com os publishers”, frisa o COO da PremiumAds.
A tecnologia empregada pela PremiumAds torna possível uma seleção precisa e dinâmica de espaços de mídia, com base em dados demográficos, comportamentais e contextuais. Isso permite que os anunciantes direcionem suas campanhas para o público mais relevante.
“Somos diariamente procurados por marcas que estão cansadas de investir em mídia programática sem qualificação e buscam mais sucesso em suas campanhas, atingindo um público diversificado em uma rede de sites e aplicativos confiáveis, referências em conteúdo regional e nacional”, comenta o coordenador de marketing e comercial da empresa, Jhonas Campos.
No cenário da publicidade digital, a escolha do local onde um anúncio é realizado e posicionado dentro de um site, por exemplo, desempenha um papel importante no sucesso de uma campanha.
O estudo realizado pela Association of National Advertisers (ANA), feito durante a edição 2023 do Cannes Lions, apontou que 23% - ou seja, cerca de US$ 20 bilhões dos US$ 83 bilhões investidos - dos anúncios programáticos foram desperdiçados em sites de reputação negativa.
“Todas as nossas campanhas são veiculadas somente em sites parceiros, proporcionando um ambiente seguro para os anunciantes", esclarece Campos. “A cada trimestre, mapeamos mais de 183 milhões de usuários. Por mês, são mais de 61 milhões, ou seja 38% da audiência da internet passa por nós. E todas essas informações são utilizadas em nossas estratégias de mídia proprietária, brand suitability e brand safety”, completa Dornelles.
A tendência, segundo o COO, é que cada vez mais as estratégias de marketing exijam alta performance, inteligência de mercado e tecnologia assertiva para investimentos em publicidade digital. “Vejo que ainda estamos só no começo. Marcas que não se atentarem agora para a necessidade de qualificação da sua audiência podem pagar um preço alto no futuro”, finaliza.