Sócio-interacionismo: conheça a linha pedagógica que cresce no mundo inteiro

Com a evolução dos meios de acesso à informação e desafios trazidos pelo uso de redes sociais  por crianças e adolescentes, escolas do mundo inteiro são desafiadas a implementar linhas pedagógicas que preservem o significado do aprendizado e do desenvolvimento entre as crianças e adolescentes da geração alfa - nascidos após 2010.

O sócio-interacionismo uma das linhas pedagógicas que mais vem ganhando destaque e se expandindo globalmente. Esse método, fundamentado nas teorias de grandes pensadores como Lev Vygotsky, propõe uma abordagem centrada na interação social como motor do desenvolvimento cognitivo e da aprendizagem.

Ele parte do princípio de que o conhecimento é construído coletivamente, através da interação entre indivíduos e seus ambientes sociais. Essa perspectiva desafia métodos tradicionais de ensino, que muitas vezes colocam o professor como a única fonte de conhecimento e os alunos como receptores passivos.

“Neste modelo, nós, professores e alunos, compartilhamos o protagonismo, colaborando e construindo juntos o processo de aprendizado”, comenta Dayse Campos, diretora da Interpares, escola curitibana que adota essa metodologia de ensino há 26 anos.

Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP)

Lev Vygotsky, um dos principais teóricos desta abordagem, argumentou que as interações sociais são cruciais para o desenvolvimento cognitivo. Sua teoria enfatiza a zona de desenvolvimento proximal (ZDP), conceito que descreve a distância entre o que uma criança pode fazer sozinha e o que ela pode alcançar com a orientação de um adulto ou de um colega mais experiente.

A diretora explica que a ZDP pode ser dividida em três níveis:

Nível de Desenvolvimento Real (NDR):

Representa as habilidades e conhecimentos que a criança já possui e pode usar de forma independente. Esse nível é determinado pelas tarefas que a criança consegue realizar sozinha.

Nível de Desenvolvimento Potencial (NDP):

Representa as habilidades e conhecimentos que a criança pode alcançar com a ajuda de um adulto ou de um colega mais capaz. Esse nível é identificado pelas tarefas que a criança pode realizar com assistência.

Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP):

A ZDP é o espaço entre o NDR e o NDP. É dentro dessa zona que a aprendizagem mais eficaz ocorre, pois é onde a criança é desafiada a desenvolver novas habilidades com o suporte adequado.

“Essa teoria destaca a importância do aprendizado colaborativo e do papel mediador do educador, além da necessidade de adaptar o ensino ao nível de desenvolvimento individual de cada criança”, frisa Campos.

Na prática, o sócio-interacionismo se manifesta de diversas formas nas salas de aula. Projetos colaborativos, debates, trabalhos em grupo e atividades de resolução de problemas são alguns dos métodos empregados para estimular a interação e a construção coletiva do conhecimento.

A adoção do sócio-interacionismo tem crescido significativamente em diversas regiões do mundo. Países da América Latina, Europa e Ásia têm implementado essa abordagem em suas políticas educacionais, reconhecendo seus benefícios para o desenvolvimento integral dos estudantes.

No Brasil, por exemplo, o método tem sido integrado em diversos programas educacionais públicos e privados, com resultados promissores em termos de engajamento e desempenho acadêmico, a escola curitibana Interpares é um exemplo disso. “ Adotamos o método desde a criação da escola, em 1998 e hoje já são mais de 500 alunos formados pelo sócio-interacionismo”, finaliza a diretora.