Uso de bolsa de água quente pode oferecer sérios riscos à saúde

Recentemente, um acidente em Manchester, na Inglaterra, trouxe à tona os perigos que podem estar escondidos em nosso cotidiano: a consultora de recrutamento Yazmin Hardy, de 27 anos, sofreu queimaduras de segundo grau na pele das pernas e da região das costas após a explosão de uma bolsa de água quente com validade vencida.

Yazmin revelou que não fazia ideia de que esses produtos tivessem datas de validade, evidenciando a necessidade de atenção e conscientização em relação ao uso adequado de itens comuns em casa.

“As queimaduras em casa não se limitam apenas às explosões de bolsas de água quente. Entre as situações cotidianas que podem resultar em lesões ocasionais estão o uso inadequado de panelas de pressão, o contato com superfícies escaldantes e até mesmo acidentes com produtos químicos de limpeza”, explica Andrezza Barreto, enfermeira da Vuelo Pharma.  

Dados do Ministério da Saúde destacam que as queimaduras são uma das causas mais frequentes de atendimento em emergências. Segundo Andrezza, nestes casos, a escolha do tratamento adequado é essencial para acelerar a recuperação e prevenir complicações.

“O mercado já oferece tecnologias eficientes para esse tipo de tratamento, a exemplo da Membracel, uma membrana especial que substitui temporariamente a pele, alivia a dor e acelera o processo de cicatrização”, exemplifica a enfermeira.

Embora seja importante ter acesso a tratamentos eficazes, também é fundamental promover a educação e conscientização sobre os riscos em casa. A experiência de Yazmin serve como um alerta para que todos se atentem à segurança de produtos cotidianos, não deixando de conferir a data de validade e modo de uso de cada um.